O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ficha de Exercícios

Atenção alunos do Prevupe Jaboatão dos Guararapes essa ficha foi enviada por E- mail

Professor Almir Alves       Geografia nos Vestibulares     Acesse o Blog: conhecimentogeographico.blogspot.com


01. (COVEST 2010) A aplicação do método geográfico com seus princípios é feita por Josué de Castro em seu livro Geografia da Fome, quando o autor identifica, no Brasil, a presença de 05 áreas alimentares: a Amazônica, o Nordeste Açucareiro, o Sertão Nordestino, o Centro-Oeste e o Extremo Sul, constatando a presença, nessas áreas, de fome endêmica, de epidemias de fome e de subnutrição. Analise as proposições abaixo, que dizem respeito à aplicação desses princípios do método geográfico feita pelo autor.

0-0) Quando localiza e mapeia as regiões alimentares, estabelecendo os seus limites, Josué está desenvolvendo o princípio da Extensão, formulado por  Frederico Ratzel.
1-1) Ao analisar as razões que levam à fome na área Amazônica,  estabelecendo relações de causa e efeito, Josué aplicou o princípio da Casualidade.
2-2) Ao comparar a fome endêmica presente na área Amazônica e no Nordeste Açucareiro com a fome existente no Sertão Nordestino, identificando semelhanças e diferenças, o autor está desenvolvendo o princípio da Analogia ou      da Geografia Geral, enunciado por Karl Ritter.
3-3) A conexidade está presente em seu livro, quando identifica a interligação e a interpenetração existentes na ação dos vários fatores físicos e humanos entre si.
4-4) O princípio da atividade é desenvolvido por Josué quando ele menciona os diferentes tipos de atividades econômicas que são desenvolvidas pelas populações das regiões por ele tratadas.

02. (UFPE – 2006) “Este princípio, enunciado por Jean Brunhes, chamava atenção para o fato de que os fatores físicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, não agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetração na ação dos vários fatores físicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente; a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores.” (Manuel Correia de Andrade, Geografia Econômica). O princípio da Geografia a que o autor faz referência é o:
a) Princípio da Extensão.     b) Princípio da Conexão.
c) Princípio da Analogia.
d) Princípio das Causas Atuais.
e) Princípio da Uniformidade dos Fatos Geográficos.
03. (UFPE – 2005) “Os fatos da realidade geográfica estão intimamente ligados entre si e devem ser estudados em suas múltiplas relações. Não basta estudar isoladamente os diversos fenômenos que compõem a realidade; eles estão ligados uns aos outros.” Este é o princípio geográfico conhecido como:
a) Princípio de Conexão.     b) Princípio do Atualismo.
c) Princípio de Atividade.   d) Princípio do Criticismo.
e) Princípio da Complexidade Crescente.

04. (Covest 2011) Leia, com atenção, o texto a seguir.
A população brasileira vem apresentando transformações na sua estrutura etária ao longo das distintas fases da transição demográfica. Diferentemente do que ocorria antes, quando a população apresentava uma estrutura etária expressivamente jovem, realçada em pirâmides
etárias de bases amplas, na atualidade, constatam-se mudanças significativas no formato da pirâmide. Esta progressiva ampliação da expectativa de vida da população brasileira tem sido objeto de estudos e conduzido a demandas de políticas públicas que atendam aos novos desafios impostos por essa nova conjuntura e perspectiva demográfica. Comumente essas transformações são relacionadas à atuação de cada um dos principais componentes da dinâmica demográfica, tais como, fecundidade, mortalidade e migração.
Com base no texto e nos conhecimentos que possui sobre o tema enfocado, analise as proposições abaixo.
0-0) A fecundidade no Brasil foi diminuindo ao longo dos anos, basicamente como consequência das transformações ocorridas na sociedade.
1-1) Os avanços da Medicina e as melhorias nas
condições gerais de vida da população repercutem no sentido de elevar a média de vida do brasileiro.
2-2) As taxas de natalidade iniciaram sua trajetória de declínio em meados de 1960, com a
introdução e a difusão dos métodos anticonceptivos orais no Brasil.
3-3) O Brasil apresenta diminuição crescente da mortalidade infantil decorrente, dentre outros fatores, da ampliação de acesso a serviços de saúde e saneamento básico. Entretanto, ainda possui elevado número de óbitos quando se compara com alguns países da América do Sul.
4-4) A migração internacional é um dos fatores de maior impacto na composição atual da estrutura etária e na expectativa de vida no país
05. (Covest 2011) Leia com atenção o texto a seguir
O modelo de urbanização brasileiro produziu nas últimas décadas cidades caracterizadas pela fragmentação do espaço e pela exclusão social e territorial. Cidades que contêm espaços que se opõem em termos de acessibilidade a equipamentos urbanos, infra-estruturas e serviços. Espaços marcados por ocupações em áreas de risco (encostas, áreas inundáveis, por exemplo) ao lado de habitações de elevados padrões construtivos. Constata-se o mais sofisticado ao lado do mais rudimentar, caracterizando o que Milton Santos denominou de coexistências. O sistema de cidades se realiza em uma base territorial que não é neutra socialmente e cujos interesses se movem através de redes e fluxos em diferentes escalas. Essas redes assumem níveis de densidades elevados através do desenvolvimento das tecnologias e numa velocidade sem precedentes. Tal qual a letra da música do cantor Cazuza, se verifica na atualidade a concretude da expressão “o tempo não para”, exemplificando o que muitos geógrafos denominam tempo e espaço comprimidos. É nas grandes cidades, onde se evidencia com mais força esses fenômenos.
Considerando os aspectos ressaltados no texto e observando a figura abaixo, é possível concluir que:


0-0) O planejamento dos espaços urbanos das cidades deve contemplar o meio natural, o meio técnico-cientifico e informacional, mas sobretudo estabelecer fronteiras materiais de mobilidade para disciplinar o caos urbano.
1-1) As grandes cidades brasileiras têm seu planejamento e gestão político-administrativa sob a competência do governo brasileiro em especial do Ministério Publico Urbano.
2-2) Dentre as modificações geradas pela ocupação do espaço urbano, e que são responsáveis por importantes alterações no ciclo hidrológico nessas áreas, destaca-se a impermeabilização do terreno, através das edificações e da pavimentação das vias de circulação, além das canalizações dos rios e demais cursos d´água.
3-3) Cabe ao Estatuto da Cidade normatizar as faixas de exclusão urbano-rural e as práticas sociais em todos os municípios brasileiros, de forma a garantir a civilidade urbana. O seu advento representa um avanço no direito à cidade.
4-4) Na Região Metropolitana do Recife “o tempo não para”, ou seja, cresce consideravelmente nas últimas décadas. Esta região conurbada se expande compreendendo em seu território 9 municípios, o Porto de Suape, além do circuito turistico de Gravata e o polo da moda de Caruaru.
06. (UPE – SSA) O espaço urbano e a sua formação são objetos de estudo de um importante ramo da Geografia, denominado Geografia Urbana. Quando esse ramo se dedica a estudar a urbanização brasileira, por exemplo, constata se uma série de aspectos que se configuraram, sobretudo, após a década de 1940 do século passado. Leia, com atenção, os aspectos mencionados a seguir, relativos ao tema em foco e conclua.
I   II
0   0 Na década de 1970, conforme informações do IBGE, a população brasileira tornou-se mais urbana, e, a partir deste momento, não houve mais regressão nas taxas de urbanização do país.
1  1 A produção do espaço urbano no Brasil seguiu muito mais os ditames do quadro natural, como, por exemplo, a existência de amplos vales fluviais e a topografia de áreas planálticas, do que mesmo da ação do capital.
2  2 Um determinado conjunto de cidades brasileiras interligadas entre si, a partir de sistemas de serviços, transportes e comunicação, poderá ocasionar um fato que, em Geografia , é designado como “rede urbana”.
3    3 O crescimento populacional e o acelerado processo de urbanização acarretaram o aumento das médias e grandes cidades brasileiras, mas se deve considerar, também, o fato de que o território brasileiro é ma rcado pela forte desigualdade regional na distribuição da população e das atividades econômicas.
4    4 A reconfiguração do espaço urbano no país não recebe diretamente as influências das novas funções e características que uma cidade pode vir a assumi r, ou mesmo , abandonar; essa reconfiguração é muito mais uma decorrência de migrações sazonais da população.
07. Assinale a alternativa que melhor apresenta características de uma pirâmide etária de um país considerado subdesenvolvido:
a) As baixas taxas de natalidade lhe conferem uma base extremamente larga, assim como seu ápice.
b) Apresenta uma pequena porcentagem de população jovem;
c) Apresentam um grande número de pessoas com idade avançada;
d) Possui uma base larga e o ápice é muito estreito:
e) Apresenta-se quase uniforme.
08. As migrações internas, de suma importância no estudo da Geografia Humana e Econômica, são, sem dúvida, um fenômeno social de grande significado na vida socioeconômica das nações. Sobre este tema, analise as afirmativas.

1. Os fatores de expulsão, que levam às migrações, podem ser agrupados em duas categorias distintas: fatores de mudança, que decorrem da introdução de relações de produção capitalistas nas áreas de produção para subsistência; fatores de estagnação, que se manifestam sob a forma de uma crescente pressão populacional sobre uma disponibilidade de áreas cultiváveis.
2. O processo de industrialização, quando atinge a agricultura, traz consigo mudanças de técnica e, consequentemente, aumento de produtividade do trabalho, agindo, assim, como um fator de estímulo à migração.
3. Os setores da economia, que mais empregam migrantes recém-chegados a diversas grandes cidades brasileiras, são, dentre outros, a construção civil e o emprego em casas de família.
4. As migrações internas, no Brasil, passaram a ocorrer, com maior intensidade, a partir da década de 30, do século XX, quando houve uma série de mudanças estruturais na economia e na política nacionais.
5. As migrações internas constituem um dos principais fatores responsáveis pelo considerável aumento da população urbana no Brasil.
Assinale a alternativa que contempla as afirmativas corretas acima.
A) 1 e 3, apenas.   B) 2 e 3, apenas.
C) 1, 4 e 5, apenas.   D) 2, 3 e 5, apenas.
E) 1, 2, 3, 4 e 5.
''Os sertanejos davam conta da metade do serviço do campo. Batiam na usina, aos bandos, contratando tarefas. Só queriam receber dinheiro corrente, nada de vales. Metiam-se assim nos partidos, nas limpas e, enquanto o eito da fazenda se mexia devagar, os sertanejos raspavam terra com uma velocidade de máquina. Tiravam as tarefas em três tempos. Agora com a falta de braços o serviço deles era estimado por toda parte. Podiam até contar com os ''corumbas'' até que para as bandas do sertão, os relâmpagos aclareassem, porque só ficavam por ali esperando que as chuvas caíssem pelas suas caatingas. Não havia pedidos que os contivessem. Com a chuva a terra deles era um presente do céu. ''(José Lins do Rego-Usina)
09. (UFPE – 2001) O texto faz referência ao tipo de movimento horizontal da população denominado:
A)    migração pendular.
B)    migração sazonal.
C)    migração  urbano-rural.
D)    migração   microrregional.
E)    migração  edáfica.
10. (UFPE – 2002) Leia atentamente o texto a seguir.
“A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade”.
O texto acima refere-se a uma concepção:
A) neoliberal.   B) neomarxista.   C) possibilista.


D) marxista-leninista.  E) malthusiana
11. (UPE – 2007)
Trata-se de uma medida que fornece o grau de concentração de uma população no território, dada pelo quociente entre o volume total de população da área e sua extensão territorial.”
Essa é a definição de
A) Crescimento Vegetativo.  B) Esperança de Vida.                                       
C) IDH.     D) densidade demográfica                                                                
E) Pirâmide Etária.
12. (COVEST 2004) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a alguns aspectos relativos ao fato urbano.                                                                           
1) O papel de uma cidade, numa região, varia em função do seu tamanho, dos seus equipamentos, da sua riqueza e de sua área de influência.
2) A região urbana pode ser definida como o espaço geográfico de relações diretas e imediatas entre uma cidade e sua área de influência.
3) A atividade industrial, através do abastecimento, do trabalho das fábricas e da acumulação de capital que provoca, pode gerar a função comercial de uma cidade.
4) As cidades e as redes de circulação formam um conjunto organizado, que mantém as atividades e a vida de uma região.
5) A urbanização pode ser entendida como um processo. Dele decorre que a população humana passa a residir nas cidades, que se multiplicam em número e se tornam mais extensas.
Está(ão) correta(s):
A) 5 apenas   B) 1 e 2 apenas   C) 3 e 5 apenas
D) 1, 2 e 4 apenas   E) 1, 2, 3, 4 e 5.
13. (UFPE 2001) Essa prática agrícola visa, de uma certa maneira, quebrar ciclos de doenças e pragas, mudando a cultura de lugar, e poupar o solo da exaustão causada pela monocultura. Um dos exemplos mais comuns no Brasil desta prática agrícola são as culturas do milho e do feijão. O que está sendo especificamente descrito?
A)    a Agricultura Integrada.
B)    a  Agricultura Orgânica.
C)    a Rotação de Culturas.
D)    a Agrossilvicultura.
E)    a Agricultura de ''Plantation''.
14. (UFPE 2002) Em relação a algumas questões que dizem respeito ao espaço agrário, analise as proposições abaixo.
I               II
0             0 Nos países desenvolvidos de economia capitalista, o emprego massivo de tecnologia no setor agrícola acarreta uma forte integração entre este setor e o setor secundário.
1             1 Em muitos países desenvolvidos, o setor primário, apesar de absorver pequena parcela da população economicamente ativa, dinamiza inúmeros ramos industriais, pois envolve grandes transações financeiras e representa uma significativa parcela das exportações.
2                2 A diversidade climática, o preço da terra e a distância em relação aos mercados consumidores são fatores que exercem influência no custo da produção agrícola e podem determinar a rentabilidade desse setor.
3             3 O sistema de rotação de culturas, verificado principalmente no Nordeste Oriental brasileiro, consiste em cultivar a terra durante um ou dois anos, para depois deixá-la em repouso durante um ano, podendo ser utilizada como pastagem.
4                4 O sistema de “Plantation”, ainda existente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos, requer grandes latifúndios e enormes investimentos. Na América Central, tentou-se uma experiência de introdução desse sistema agrícola, mas fracassou em pouco tempo.
15. (COVEST 2007) A agropecuária é uma das mais antigas atividades da história da humanidade, tendo passado ao longo da sua evolução por uma série de transformações.
Em relação a esta atividade, analise o que se afirma a seguir.
0 - 0)  Apesar da grande produção de grãos existente no planeta, uma parcela considerável da população mundial é atingida pela fome. Este flagelo é produto muito mais de fatores políticos e econômicos, estando presente, muitas vezes, em países que são grandes produtores e exportadores de grãos.
1 - 1) Os fatores de produção agrícola são: terra, capital e trabalho. Dependendo do maior ou menor emprego desses fatores, a atividade agrícola é classificada como extensiva ou intensiva.
2 - 2)  Na agricultura intensiva, o aumento da produtividade é alcançado com a incorporação de novas terras ao processo produtivo.
3 - 3)  A distribuição da população economicamente ativa por setores produtivos, nos países centrais, revela que é o setor primário, onde se encontra a atividade agropecuária, aquele que absorve menos mão-de-obra.
4 - 4) O agronegócio da fruticultura, no Vale do São Francisco, permite a presença, no meio rural, não apenas da atividade agrícola mas também de atividades dos setores secundário e terciário, relacionadas ao processo de produção que aí se desenvolve.
16. (UPE 2007) As fontes de energia são um dos principais assuntos estudados pela Geografia Econômica. Sobre este assunto, o que pode ou não ser afirmado?
I II
0 0 A energia pode ser definida como a capacidade de realizar trabalho ou o resultado da realização de um trabalho.
1 1 O carvão mineral, bastante utilizado na geração de energia elétrica em diversos países do mundo, é um combustível fóssil encontrado especialmente em terrenos cristalinos pré-cambrianos, como por exemplo no Escudo Brasileiro.
2 2 A turfa é, das modalidades diversas de carvão mineral, a que apresenta um maior poder calorífico, daí o seu alto preço no mercado internacional.
3 3 A energia cinética dos ventos pode ser convertida em energia mecânica de rotação, através de um rotor; essa modalidade de energia só é importante em ambientes secos.
4 4 Os países possuidores de uma rede hidrográfica dominantemente sazonal intermitente são os que melhor se prestam à produção de energia hidroelétrica, como, por exemplo, o Brasil e o Paraguai
17. (UPE 2007) A PETROBRAS descobriu, em julho de 2006, uma nova jazida de petróleo no Rio de Janeiro, confirmando a existência, no Brasil, de um produto semelhante ao valorizado óleo árabe. Esse fato ocorreu em:

A) áreas de colisão de placas litosféricas.
B) terrenos quartzíticos pré-cambrianos.
C) micaxistos e ardósias, sob o fundo do oceano Atlântico.
D) bacia sedimentar.
E) terrenos do escudo cristalino, na fronteira com São Paulo.
18. Inúmeros fatores físicos, atuando em conjunto, contribuíram para a existência de áreas ecúmenas e áreas anecúmenas sobre a superfície terrestre. Essas duas áreas podem ser facilmente identificadas a partir da comparação, por exemplo, de um planisfério das densidades demográficas com um planisfério físico. São exemplos de áreas ecúmenas
1- as regiões de solos férteis.
2- os vales e deltas fluviais.
3- as planícies fluviais.
4- as regiões de climas áridos.
5- os compartimentos de relevo fortemente montanhoso.
Assinale a alternativa que contempla os exemplos corretos.

A) 1 e 5.
B) 2 e 4.
C) 1, 2 e 3.
D) 2, 4 e 5.
E) 1, 3 e 4.


Nota: o gabarito só na aula ok

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Movimentos Migratórios

Questões sobre Movimentos Migratórios

01. O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:
a) Movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano.
b) Uma modalidade de transumância para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais.
c) Expansão horizontal urbana a periferização da mão-de-obra.
d) Um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com a verticalização da mancha urbana.
e) Movimentos rítmicos sazonais ligados ás atividades do setor terciário.

02. Em relação à distribuição da população brasileira, é incorreto afirmar que:
A) As migrações internas no Brasil ocorrem desde o século XVII e foram determinadas, quase sempre, pelo aparecimento de novos pólos de atração populacional.
B) O café foi um dos principais responsáveis pelo povoamento do vale do Paraíba, das “terras roxas” de São Paulo e da Depressão Periférica Paulista.
C) No Brasil, desde o início da colonização até os dias atuais, a população esteve mais concentrada na porção oriental.
D) O êxodo rural no Brasil resultou do notável progresso industrial ocorrido nas décadas de 50 e 60, na Região Centro-Oeste.
E) Além de povoar o território e expandir as fronteiras econômicas, as migrações internas promoveram, de certa maneira, a urbanização do Brasil e aumentaram o processo de miscigenação da população.

03. Observe:
“Trata-se do crescimento conjunto e inter-relacionado de duas ou mais cidades, cada qual a partir do seu núcleo. Esse fenômeno também pode ocorrer entre áreas metropolitanas, como vem acontecendo entre Rio de Janeiro e São Paulo, que mantêm entre si estreitos laços de comércio e serviços".
(MOREIRA, Igor. Geografia da América. Editora Ática)
Qual a denominação que é dada ao fenômeno referido no texto?
A) Situação Urbana.                      B) Sítio Urbano.                                     
C) Rede Urbana de Terceira Ordem.           
D) Fronteiras Rural-Urbanas.        E) Conturbação.

04. Sobre os movimentos da população, podemos dizer que:
0-0) Nomadismo é o sistema de vida de determinados povos, caracterizado pela inexistência de habitação fixa e pelo periódico, de toda a população.
1-1) A migração pendular é um fenômeno cuja intensificação está na razão direta da urbanização.
2-2) A migração que os habitantes de Olinda fazem diariamente para o Recife, onde trabalham, é um exemplo de migração pendular.
3-3) As migrações sazonais são o único movimento populacional que não se encontra na dependência das estações do ano.
4-4) Nos países capitalistas desenvolvidos, a principal causa da migração campo-cidade é a pressão demográfica no campo.
05. I. Subúrbio     Movimento Pendular        Cidade
     II. Montanha              Sazonal                    Planície
III. Campo                  Êxodo Rural               Cidade

Baseado no esquema, está correto:
a) apenas I é correto;
b) apenas II é correto;
c) apenas III é correto;
d) apenas I e III são corretas;
e) I, II e III são corretas.

06. As migrações inter-regionais no Brasil atravessaram diversas fases. Sobre esse fato, podemos afirmar que:
1) a necessidade de criação de gado, como força motora dos engenhos, da alimentação e do transporte, propiciou a ocupação dos campos do interior e a penetração em vastos trechos do Sertão.
2) a mineração, no fim do século XVII, e a violenta queda dos preços do açúcar provocaram uma considerável migração de pessoas dos engenhos para as áreas mineradoras, particularmente as de ouro.
4) o apogeu do extrativismo vegetal, particularmente o da borracha, no final do século XIX e início do século XX, funcionou como fator de atração para as migrações de nordestinos.       Está ão) corretas:
A) 2 apenas                 B) 2 e 3 apenas
C) 1 e 2 apenas              D) 1, 3  apenas
E) 1, 2, 3

07. O fenômeno das migrações foi sempre um marco na história da humanidade. Segundo a ONU, o deslocamento populacional cresceu significativamente nos últimos 25 anos. Com relação a este movimento de pessoas, analise as proposições seguintes.
1. Pessoas com elevado grau de formação profissional, especializadas, de países periféricos e emergentes, são chamadas para assumirem postos de trabalho em países centrais. Esse tipo de migração é chamado de “migração de cérebros” ou “fuga de cérebros”.
2. O nordestino brasileiro continua a ser visto como uma “ave de arribaçã”, em função de viver se deslocando para outras áreas do país. Exemplo disso é a migração atual de trabalhadores para o Centro-Sul, a fim de atuarem na agroindústria canavieira.
3. O êxodo rural, que bem caracterizou as migrações no Brasil, nos anos de 1960 e 1970, continua a ocorrer e até mesmo com mais intensidade nessa primeira década do Século XXI, em função do poder de atração que têm as metrópoles.
4. A migração de garimpeiros da região norte brasileira para Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa pode ser classificada, quanto ao espaço, em migração externa continental.
Está (ão) corretas:
A) 2 apenas
B) 2 e 3 apenas
C) 1 e 2 apenas
D) 1, 4 apenas
E) 1, 2, 4


Gabarito
01.c
02.c
03.e
04. VVVFF
05.d
06.e
07.e

Geografia da População

Questões de Geografia da População  


01. Entende-se por crescimento vegetativo:
a) Relação entre o número de nascimentos a cada grupo de 1.000 habitantes.
b) O aumento populacional devido ao fluxo de migrantes.
c) Relação entre as taxas de natalidade e mortalidade.
d) Fluxo de migrantes dentro do próprio país.
e) Relação entre o número de óbitos e a população absoluta de um país.

02. Em relação ao assunto demografia, assinale a alternativa incorreta:
a) A idade precoce dos casamentos no Terceiro Mundo é um dos fatores que explicam suas elevadas taxas de natalidade e população jovem.
b) O custo de formação de um individuo é um conceito importante para explicar a redução nas taxas de fecundidade de alguns países do mundo.
c) O regime alimentar deficiente é um dos elementos explicativos das altas taxas de mortalidade infantil nos países de Terceiro Mundo.
d) Os índices de natalidade nos países desenvolvidos vêm crescendo de maneira bastante acentuada a ponto de imaginar a necessidade de um futuro controle da natalidade.
e) A urbanização de uma população acarreta uma diminuição nas taxas de natalidade.

03. “A Região Nordeste do Brasil, embora muito povoada, apresenta grandes contrastes de densidade demográfica. Em geral, os maiores adensamentos correspondem às áreas mais úmidas : Zona da Mata, o Agreste, as planícies maranhenses, bem com as serras e sopés de chapadas do sertão”. A leitura do texto permite afirmar que o Nordeste:
a) Possui as mais baixas densidades demográficas do país.
b) Constitui a região mais povoada do Brasil.
c) Apresenta a população concentração populacional nas áreas setentrionais.
d) Apresenta a população irregularmente distribuída pelo território.
e) N.D.A.

04. A população da região Nordeste tem decrescido gradativamente, desde 1872, em relação à população de Brasil, conforme demonstra a tabela:
 
Ano
%
1872
44,7
1890
41,9
1900
38,7
1920
36,7
1940
35,0
1950
34,6
1960
31,6
1970
30,2

Tal fato se explica:
a) Pelo crescimento populacional de outras regiões brasileiras e migração da população nordestina;
b) Pela atração exercida pelas novas frentes de trabalho criadas pelo Governo Federal;
c) Por ser uma da região de mais baixa pressão demográfica do país, porém sujeita a migrações cíclicas e por ocasião das secas;
d) Por decréscimo da taxa de natalidade, aumento da mortalidade e inoperância das frentes de trabalho;
e) Por diminuição das taxas de crescimento vegetativo e atuação dos planos de emergência.

05. A estrutura etária da população de um país reflete, de imediato, o aspecto de sua situação socioeconômica. Podemos afirmar que um país classificado como de população jovem apresenta:
a) Baixo índice de mortalidade geral e predomínio da agricultura comercial;
b) Alto desenvolvimento econômico e de mão-de-obra;
c) População homogenia e bem distribuída por idades, mas com baixa renda per capta;
d) Vida média da população muito baixa e renda per capta muito elevada;
e) Elevada taxa de crescimento vegetativo, com prejuízo de desenvolvimento econômico.

06. Assinale a alternativa que melhor apresenta características de uma pirâmide etária de um país considerado subdesenvolvido:
a) As baixas taxas de natalidade lhe conferem uma base extremamente larga, assim como seu ápice
b) Apresenta uma pequena porcentagem de população
jovem;
c) Apresentam um grande número de pessoas com idade avançada;
d) Possui uma base larga e o ápice é muito estreito:
e) Apresenta-se quase uniforme.

07. Quanto à abordagem geográfica no estudo da População Humana entende-se que:
1. as Densidades Demográficas são medidas matemáticas, de modo que os valores que elas apresentam, após o cálculo da População dividida pela Superfície ou Área em estudo, autorizam o geógrafo a dizer que a Densidade é alta, média ou baixa, sendo irrelevante, por exemplo, o caráter cultural da população, a maneira mais ou menos intensiva do uso do território, o padrão tecnológico da sociedade, o tipo de atividade econômica ou a destinação do solo dominante e o objetivo do estudo da densidade.
2. a Taxa Bruta de Mortalidade (TBM) é a relação entre o Total de Óbitos ocorridos durante um ano calendário e a População Total, numa determinada área. Ela expressa o risco de morte dos indivíduos, durante o ano para o qual foi calculada e é afetada pelas condições do Espaço Geográfico.
3. as grandes diferenças na expectativa de vida, ao nascer, que existem entre os brasileiros são fortemente derivadas das diferenças regionais no Brasil; as menores expectativas de vida encontram-se no Nordeste e no Norte do país.
a) Todas verdadeiras     b) todas falsas
c) 1 apenas verdadeira     d) 1 e 2  verdadeiras
e) 2 e 3 são verdadeiras

08. As afirmativas a seguir fazem referência à distribuição da população brasileira. Analise-as.
1. As baixas densidades da Amazônia são uma conseqüência direta das condições naturais extremamente adversas e da pobreza dos solos da região.
2. A ocupação da zona litorânea pode ser entendida como uma decorrência de fatores da história econômica, pelas ligações realizadas com o exterior.
3. A necessidade de criação de gado para força motora dos engenhos, alimentação dos colonos e transportes provocou a ocupação dos campos do interior e a penetração de amplos trechos do Sertão.
4. As elevadas densidades demográficas verificadas no Nordeste decorrem exclusivamente das altas taxas de crescimento vegetativo e da implantação da economia açucareira na Zona da Mata.
Está (ão) correta (as)
A) 1      B) 2 e 3       C) 1,2 e 3   D)  3 e 4    E) 1,2,3 e 4

Gabarito
01.c
02.d
03.d
04.a
05.e
06.d
07.e
08.c