As Correntes ou Escolas do Pensamento Geográfico
Professor Almir Alves
E-mail: alves.afa@hotmail.com
A Geografia Atualmente é uma Ciência que não se preocupa somente em descrever paisagens, e sim, buscar entender fenômenos, explicá-los, assim como o entendimento das relações do binômio Homem X Natureza e as relações sociais. É baseado nessas relações que a ciência geográfica se estabelece. Portanto na análise das mesmas temos as Correntes do Pensamento Geográfico.
Determinista
Surgiu na Alemanha, no final do séc. XIX e teve entre seus principais teóricos o alemão Friedrich Ratzel seu fundador, suas contribuições foram:
· Antropogeografia;
· Existência de uma grande influência do meio natural sobre o homem;
· Influenciado pelo evolucionismo de Darwin e Haekel;
Calcado no princípio que o meio natural é determinante sobre as formas de ocupação do espaço pelo homem, onde o homem é um mero espectador do meio natural, ou seja, o homem depende da natureza para viver.
Possibilismo
Surgiu na França, no final do séc. XIX primeiramente Paul Vidal de La blache um dos seus principais Teóricos, suas contribuições foram:
· Formador da Geografia Clássica Francesa, com a criação do Possibilismo;
· Admitia que não havia um domínio da natureza sobre o homem nem deste sobre a natureza, mas possibilidades de influencias recíprocas.
· Trabalhos de análises regionais dando-lhes importância à delimitação de pequenas áreas, “as regiões”, onde se deveria fazer o levantamento das condições naturais, da população e da exploração econômica da área.
Essa corrente defende a teoria que o desenvolvimento do homem é influenciado pela natureza, mais, superando a diversidade que lhe é sucedido.
Professor: Almir Alves
Graduado em Geografia/Licenciatura pela UFPE 2010
Graduando em Geografia/Bacharelado pela UFPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário