O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Geografia no Vestibular

Questões de Geografia 
População e Urbanização

01 (Favip – Caruaru 2007) Sobre o tema População é correto afirmar que:
1) A pirâmide etária é um gráfico que relaciona a quantidade de habitantes de um lugar segundo as idades e os sexos.
2) As transformações de uma economia modificam a distribuição da população economicamente ativa pelos setores Terciário, Primário e Secundário.
3) A mecanização da agricultura contribui para a liberação da mão-de-obra do campo para a cidade, aumentando, portanto, os setores Terciário e Secundário.
4) Ao lado dos fatores naturais, os fatores de ordem histórica atuam consideravelmente na distribuição da população pelo espaço geográfico.
5) A transumância é um dos exemplos de movimentos pendulares realizados pela população no espaço geográfico.
Estão corretas:
A) 1 e 5 apenas
B) 3 e 4 apenas
C) 2 e 4 apenas
D) 1, 2 e 3 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5

02 (Favip- CARUARU 2007) Com a expansão dos grandes centros urbanos, as fronteiras com os municípios vizinhos se confundem.
Esse fenômeno é denominado:
A) Globalização.
B) Ruralização do espaço urbano.
C) Conurbação.
D) Favelização.
E) Terceirização do espaço urbano.


03 (UFPE 2002) Leia atentamente o texto a seguir.
         “A população, sem limitações, aumenta em proporção geométrica. Os meios de subsistência aumentam em proporção aritmética. Um pequeno conhecimento dos números mostrará a imensidade do primeiro poder em comparação com o segundo. Pela lei de nossa natureza que torna o alimento necessário à vida do homem, os efeitos dessas forças desiguais devem ser mantidos em pé de igualdade”.
         O texto acima refere-se a uma concepção:
A)      neoliberal.
B)      neomarxista.
C)      possibilista.
D)      marxista-leninista.
E)      malthusiana.



04 (UFPE 2002) As afirmativas a seguir relacionam-se ao tema “as cidades e a produção do espaço”. Analise-as.

1)      A delimitação das áreas de influência de uma cidade pode ser realizada medindo-se a capacidade que ela possui de distribuir bens e serviços.
2)      A hierarquia urbana decorre dos diferentes níveis de bens e serviços que as cidades oferecem.
3)      A cidade pode exercer uma ação motora sobre a região; a ação  referida se faz sentir mediante a capacidade de que é dotada a cidade de modificar sua região.
4)      A  cidade pode atuar como um fator estimulante ao desenvolvimento agrícola e à difusão da indústria no campo.
5)      Quanto mais desenvolvida é a área sobre a qual a cidade exerce sua atração, melhor será o seu equipamento funcional.
         Estão corretas:
A)      1 e 5 apenas
B)      2 e 3 apenas
C)      4 e 5 apenas
D)      2, 3 e 4 apenas
E)      1, 2, 3, 4 e 5

05 (covest-2004) As migrações inter-regionais no Brasil atravessaram diversas fases. Sobre esse fato, podemos afirmar que:
1) a necessidade de criação de gado, como força motora dos engenhos, da alimentação e do transporte, propiciou a ocupação dos campos do interior e a penetração em vastos trechos do Sertão.
2) a mineração, no fim do século XVII, e a violenta queda dos preços do açúcar provocaram uma considerável migração de pessoas dos engenhos para as áreas mineradoras, particularmente as de ouro.
3) o advento do café, no vale do Paraíba, no início do século XIX, provocou, também, migrações internas e aproveitou parcela dos trabalhadores das antigas minas.
4) o apogeu do extrativismo vegetal, particularmente o da borracha, no final do século XIX e início do século XX, funcionou como fator de atração para as migrações de nordestinos.
Está(ão) corretas:
A) 2 apenas
B) 3 e 4 apenas
C) 1 e 2 apenas
D) 1, 3 e 4 apenas
E) 1, 2, 3 e 4

06 (covest-2004) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a alguns aspectos relativos ao fato urbano.
1) O papel de uma cidade, numa região, varia em função do seu tamanho, dos seus equipamentos, da sua riqueza e de sua área de influência.
2) A região urbana pode ser definida como o espaço geográfico de relações diretas e imediatas entre
uma cidade e sua área de influência.
3) A atividade industrial, através do abastecimento, do trabalho das fábricas e da acumulação de capital que provoca, pode gerar a função comercial de uma cidade.
4) As cidades e as redes de circulação formam um conjunto organizado, que mantém as atividades e a vida de uma região.
5) A urbanização pode ser entendida como um processo. Dele decorre que a população humana passa a residir nas cidades, que se multiplicam em número e se tornam mais extensas.
Está(ão) correta(s):
A) 5 apenas
B) 1 e 2 apenas
C) 3 e 5 apenas
D) 1, 2 e 4 apenas
E) 1, 2, 3, 4 e 5.

07 (UPE-2002) O processo de urbanização ou de crescimento urbano é um conceito que compreende tanto o aumento da população das cidades como a expansão das áreas edificadas. Sobre esse assunto, não é correto afirmar que

A) a proporção da população total urbana indica o grau ou nível de urbanização.
B) a especialização e a variedade da atividade econômica do meio urbano oferecem um maior número de possibilidades de trabalho para a população economicamente ativa.
C) a expansão do espaço urbano de algumas cidades acarreta o contato com centros urbanos vizinhos, de tal forma que fica difícil distinguir o limite entre as cidades; esse fenômeno é denominado “conurbação”.
D) a expansão das edificações nos centros urbanos pode se verificar numa dimensão vertical, ou então, numa dimensão horizontal.
E) o nível de urbanização no mundo, a partir do processo de globalização da economia, tem decaído nos últimos anos, o que evidencia claramente um crescimento substancial do Setor Primário, sobretudo, nos países europeus.


Gabarito:
01. D   02. C    03.E    04.E     05.E      06.E     07.E

Nenhum comentário:

Postar um comentário