O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Geografia da População

Geografia da População

1. INDICADORES POPULACIONAIS E ECONÔMICOS

Ocupação e trabalho

PEA - População Economicamente Ativa; refere-se à população a partir de 10 anos até a morte que exerce atividade remunerada nos setores de atividade econômica inclusive os desempregados há um mês (segundo o IBGE).

PEI – População Economicamente Inativa; são aqueles que por qualquer circunstância estão em situação de desemprego ou a procura de emprego, ex: estudantes, aposentados, dona de casa etc.
As atividades exercidas pela população ativa estão representadas pelos setores primários, secundários, e terciários.
O setor primário compreende a agropecuária e o extrativismo, atividades predominante na maior parte dos países subdesenvolvidos, e geralmente absorve elevados percentuais de ativos.
O setor secundário compreende as indústrias de transformação, atividade predominante nos países desenvolvidos, e absorve elevados percentuais de ativos.
O setor terciário ou de prestação de serviços (comercio, bancos, funcionalismo público, transporte, educação etc.) em geral e muito desenvolvido nos países industrializados e absorve os maiores percentuais da população ativa.

2. ESTRUTURA ETÁRIA

A representação da estrutura da população e dada no gráfico, na pirâmide etária onde se divide em:
Base = População Jovem
Corpo = Adulto
Ápice ou topo = Velhos
Sempre a pirâmide vai está estruturada dessa forma, com homens do lado esquerdo e mulheres no lado direito.

Detalhe: as pirâmides de países jovens apresentam base larga (elevada proporção de jovens) e ápice estreito (baixa proporção de idosos), já as pirâmides de países velhos apresentam base mais estreita (menor proporção de jovens) e ápice mais largo (maior proporção de idosos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário