O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Morfoestrutura do Relevo

O Relevo - Morfoestrutura

     O planeta é revestido de uma capa rígida formada pela crosta terrestre e pelo manto superior, como uma casca. A essa camada mais superficial do globo damos o nome de litosfera. É sobre ela que o relevo ganha seus contornos, formando desde depressões até cadeias montanhosas. Veja a seguir as estruturas geológicas que constituem a litosfera.

Escudos Cristalinos

     São os terrenos mais antigos da crosta terrestre, formados pelo choque de massas continentais ocorridos há centenas de milhares de anos durante a era Pré-Cambriana (Arqueozoica e Proterozoica). Os escudos cristalinos são constituídos de rochas magmáticas, ou seja, trata-se do magma – material líquido proveniente do manto – em estado sólido.

Bacias Sedimentares

      Foram formadas nas eras Paleozoica e Mesozoica, com a erosão das rochas dos escudos cristalinos - após o desgaste dos maciços, seus sedimentos foram depositados em regiões mais baixas. O acúmulo desses detritos, somados aos restos orgânicos, transformam-se em rochas sedimentares pelo processo de litificação.
(ver o arquivo sobre as rochas e minerais)

Dobramentos Modernos

     Trata-se das formações mais recentes da crosta terrestre, surgidos do choque de placas ocorrido entre o fim da era Mesozoica e início da Cenozoica. As rochas são mais flexíveis e situam-se na zona de contato entre as placas tectônicas. Nessa região de grande instabilidade e frequentes movimentos sísmicos, encontram-se montanhas e vulcões ativos e extintos.   

Professor Almir Alves

Fonte: Revista Geografia e Vestibular 2012, Editora Abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário