O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Origem da Terra

Curiosidades  - A Origem da Terra                                                

Nosso planta surgiu 5 bilhões de anos atrás, após uma complexa cadeia de eventos. As primeiras formas de vida aparecem 1,5 bilhões de anos depois, e o nascimento do homem ocorreu há “apenas” 100 mil anos.

Há quase 5 bilhões de anos, uma estrela explodiu num canto da Via Láctea, espalhando poeira pelo espaço. A gravidade começou a juntar os grãos de poeira em pedaços cada vez maiores. Assim surgiu a Terra.

3 Bilhões

As células se espalham pela terra. Mas o processo é lento, devido à queda de meteoros. O planeta, ainda novo, guarda o calor da explosão estelar e, por isso, seu interior quente vive vazando por vulcões. Outro problema são os tórridos raios solares.

2 Bilhões  

A agitação cósmica e geológica aos poucos vai diminuindo, enquanto o planeta esfria. Forma-se a camada de ozônio, que torna os raios solares menos nocivos e permite o surgimento de formas de vida mais complexas.

1 Bilhão

Aparecem células mais complicadas, os eucariontes, que possuem todas as organelas. A vida vai, aos poucos, tomando o planeta, protegido do Sol pela camada de ozônio. Os meteoros são cada vez mais raros.

600 Milhões

Surgem os primeiros organismos multicelulares – todos invertebrados. A variedade de vida aumenta de maneira impressionante. Os oceanos se povoam com seres mais estranhos.

500 Milhões

Aparecem os peixes primitivos – não muito diferentes dos atuais tubarões. São os primeiros vertebrados. A Terra fica mais interessante.

400 Milhões

Há 350 milhões de anos, os vertebrados saem do mar – surgem os anfíbios. Todos os continentes estão unidos em um só grande bloco – a Pangeia, que começa a ser habitada por muitas plantas primitivas.

300 Milhões

Os répteis aparecem há 300 milhões de anos e, em seguida, tomam o planeta. Os primeiros dinossauros passam a ser vistos em todos os continentes. Os insetos também se diversificam muito.

200 Milhões

Há 200 milhões de anos surgem os mamíferos  - então não muito mais que ratinhos insignificantes com características de répteis. A Terra ainda é dos dinossauros. Outra inovação: as plantas ganham flores.

100 Milhões

Com a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, sobra espaço para os mamíferos. Eles se tornam maiores e mais diversificados e herdam o trono do planeta. As aves também se espalham.

Hoje

Surge o homem – há apenas 100 milhões, insignificantes para a longa história do planeta. A nova espécie vem alterando a Terra como nenhuma antes fizera.

                                                                  Professor Almir Alves
Fonte: Revista Geografia e Vestibular 2012, editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário