O blog Conhecimento Geográphico é um espaço de discussões a respeito de temas pertinentes a geografia. Busca-se dialogar com estudantes em geral, constituindo um ambiente virtual de pesquisa e interação.


quinta-feira, 24 de maio de 2012


Extra: O Petróleo no Brasil

           A maior parte do petróleo brasileiro é encontrada na Plataforma continental que é uma área do relevo submarino próxima ao continente é na Bacia de Campos (Rio de Janeiro), que se extrair cerca de 80% do petróleo nacional e em terra ele é extraído dos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Espírito Santo, no entanto o Brasil é autossuficiente no refino do petróleo. Nota-se que desde o choque do petróleo em 1973, o Brasil vem aumentando sua produção e isto favorecer a balança comercial uma vez que reduz os gastos com importações e diminuem os efeitos de problemas como guerras e conflitos, no Oriente Médio.

Obs.: A camada do pré-sal na bacia de campos/Brasil


Localização do pré-sal – Região Sudeste/Brasil.


O que é?
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Informações importantes sobre a camada pré-sal

  1. Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.
  2. Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.
  3. Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.

Estimativa do pré-sal

1)    Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.
2)    Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário